Estresse – você realmente o conhece?

Ultimamente ando um tanto quanto “estressada”, e isso tem me afetado demais, tanto fisicamente como psicologicamente. Quando digo que me afeta fisicamente, quero dizer que quando fico estressada ou preocupada, tenho a necessidade de comer, e não é comer qualquer coisa não… Sempre me da umas vontades loucas de comer doces, fast-foods coisas que engordam e faz mal a saúde. E quando digo que me afeta psicologicamente é quando não consigo me concentrar em nada, por exemplo meus estudos ou até quando estou lendo um livro, até uma mosca voando tira minha concentração.

Mas tudo isso devido ao que? A faculdade… Preciso me concentrar, focar e estudar para 15 provas, sim isso mesmo, 15 motherfucker provas!! Será que to surtando? :s magina…

O estresse pode nos deixar loucos e até cair nossos lindos e macios cabelos! Na verdade, muitas pessoas dizem que está estressado por ter tido um dia corrido cheio de tarefas, ou por pensar em mil coisas que precisa fazer (no meu caso)… Se de fato você acha que sente algum sintoma de estresse mesmo, procure um médico urgente!

Seus sintomas não são muito difíceis de se perceber, mas é um sintoma muitas vezes indescritível. Se atente a perceber e identificar os sinais que nosso corpo nos manda. São eles:

  • sensação de desgaste constante
  • alteração de sono (dormir demais ou pouco)
  • tensão muscular
  • formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo)
  • problemas de pele
  • hipertensão
  • mudança de apetite
  • alterações de humor
  • perda de interesse pelas coisas
  • problemas de atenção, concentração e memória
  • ansiedade
  • depressão

Nada difícil não é? Porém o estresse está ligado a vários fatores, dentre eles podemos destacar a morte de alguém muito próximo ou de seu parceiro(a). A alguns outros fatores como por exemplo, mudança de trabalho, escola e de casa, terminar um relacionamento… Existem inúmeros fatores que se pode diagnosticar o paciente com estresse. 

Para evitar o tão danado estresse, com alguns hábitos novos em sua vida já vai ver uma melhora. 

  • Alimentar-se de forma balanceada e adequada

Procure um especialista e mude sua alimentação, não faça isso sozinho. Muitas vezes uma má alimentação faz com que nosso organismo responda de uma forma não muito agradável… Nos deixando estressados.

Dicas para se alimentar melhor e emagrecer

  • Praticar atividades físicas

Uma coisa muito boa para deixar nossa mente e corpo relaxados é praticar qualquer tipo de atividade física, mesmo que seja uma caminhada no seu bairro ou uma ida na academia.

1-1024x745

  • Dar boas risadas

Rir libera endorfinas, que são hormônios que promovem a sensação de bem-estar; também ativa a sua resposta ao estresse, aumentando a sua frequência cardíaca e pressão arterial e criando uma sensação de relaxamento. Além do mais, a risada tem o dom de mudar a perspectiva de quem está rindo sobre as situações. Como grande parte do estresse é devido a pensamentos, julgamentos e pressões internas por resultados que vamos criando no decorrer do dia, rir pode ser uma boa alternativa para conseguir ver a situação sobre um ponto de vista diferente.

tumblr_lmwa27jDy61qknrndo1_500

  • Dormir melhor

O estresse prolongado, antes de tudo, funciona como uma agressão ao nosso organismo. E dormir bem é uma das melhores formas do corpo se recuperar desse tipo de ataque. Quando você está descansado, tem uma maior clareza de pensamento e uma habilidade maior para reagir aos estímulos agressores.

tumblr_l949n9gwlo1qc1tbuo1_500

  • Deixar o celular de lado

Muitas pessoas acabam continuando conectadas ao trabalho, por exemplo, por meio de seus celulares, não permitindo que elas tenham tempo de descanso. Sei que é difícil nos tempo de hoje, onde tudo roda sobre o celular, mas tente fazer um esforço e deixe ele um pouco de lado. 

tumblr_l6031tN79U1qbpouk_large

Não deixe o estresse pegar você também, cuide-se, e se previna. Se realmente acha que tem sintomas de estresse, vá ao médico.

mil beijos e até a próxima!!

 

Anúncios

11 comentários sobre “Estresse – você realmente o conhece?

  1. Super me identifiquei com esse post Na! Sou mega estressada e posso te dizer que isso tem me afetado muito. Tanto fisicamente quanto psicologicamente, sempre que temos preocupações com algo ou ficamos muito nervosa com algo ou até mesmo algo que acontece, é na certa que ficamos estressadas. E isso é péssimo :/ Já me alimento super mal, e quando fico assim, nem vontade de comer eu tenho quase, fora que meu humor muda muito. E claro todas as outras coisas estão inclusas também :/
    Juro que tento melhorar, mas não consigo!
    Beijoos :*

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s